Os ufólogos não fazem idéia …

A todo momento somos bombardeados com notícias, livros e filmes sobre seres de outros planetas. Existirá uma verdade por detrás de tudo isso? Além dos rumores e do wishful thinking?

Posso falar?

Não é uma coisa simples vencer as distâncias interestelares. A estrela mais próxima está a meros 5 anos-luz, e no entanto, ninguém poderia chegar vivo lá, com nossa melhor tecnologia.

Pior, existem entre 100 e 400 bilhões de estrelas só na nossa galáxia, a Via Láctea, que é uma galáxia gigante. Mas destes bilhões de estrela, a maioria está perto do núcleo galáctico. E daí? E daí que lá é um ambiente onde há muita radiação, principalmente na forma de raios gama. Os raios gama são os antibióticos cósmicos. Um disparo de raios-gama que atinja a Terra com a potência suficiente, e nem mesmo as bactérias que estão em solo profundo sobrevivem: nada, nem vírus, nem bactérias, nenhuma forma de vida sobrevive. Então é praticamente tempo perdido procurar vida lá. E as estrelas próximas, afinal de contas, o Sol está aqui, e estamos nós aqui orbitando o Sol, vivos. Bom, encontramos entre 200 e 300 planetas orbitando estrelas próximas. Só que são planetas parecidos com Júpiter e muito pertos da estrela deles. Em outras palavras, é praticamente impossível haver vida neles. Parece que tem um ou dois planetas que talvez pudessem abrigar vida. Talvez. E estão tão distantes que uma nave terrestre levaria milhares de anos para chegar lá.

Agora o problema de chegar lá. O único jeito parece pegar um embalo aqui no Sistema Solar e ir só no “embalo”, por que para ir acelerando para lá, é preciso combustível. Muito combustível. Tanto combustível, que ficaria impraticável levar tanto combustível. Então esquece a idéia de usar combustível.

Sobre as visitas de alienígenas, isto é risível. O Zecharia Sitchin é um trambiqueiro, e o von Däniken era um trambiqueiro (ele chegou a forjar um vaso com desenhos que apoiariam a sua hipótese de “deuses astronautas”, qualquer um que dê fé a semelhante fraude não dá nenhum valor ao próprio tempo). Não há uma única prova que alguma vez tenhamos sido visitados por alienígenas.

A idéia que os alienígenas teriam uma tecnologia avançada e por isto fariam estas viagens que o homem sequer pode sonhar tem uma prova contra: como é que pode uma civilização com tecnologia tão avançada se comportar tão mal e dar demonstração de uma medicina tão arcaica e medieval? Ora, colocar sensores em pessoas? Ou fazer mutilação em gado? Que espécie de cientistas são eles? Parecem crianças com facas afiadas e nenhuma noção de ética. E sem nenhum, absolutamente nenhum conhecimento de medicina, microbiologia, genética e por aí vai.

Cruzamento entre alienígenas e seres humanos? Que ridículo! Como é que haveria compatibilidade bioquímica, que dirá genética, entre seres que evoluíram em planetas diferentes?

Os seres humanos seriam alienígenas? Outra idéia que cai por terra com a genética comparada.

Todas estas idéias são muito interessantes, mas quando a gente examina com cuidado os fatos, quando a gente procura provas de que alguma coisa aconteceu, não encontra nada, ou pior, encontra provas que as coisas aconteceram de outra forma. Se os ufólogos fossem um pouco mais racionais, iriam abandonar esta idéia falida, e partir para outra. Por exemplo, precisamos colocar nossa própria espécie no espaço.

Mas os ufólogos gostam de agir como o “inimigo na trincheira”. Parecem decididos a espezinhar, a desfazer, a negar e a subestimar a capacidade humana. E a capacidade humana é a única coisa que nos separa da extinção. Nenhum alienígena virá para salvar a humanidade.

Finalmente, quero dizer que eu não duvido que exista vida em outros lugares do Universo. Eu só acho que nunca faremos contato. No máximo ouviremos uma transmissão como as que nós mesmos fazemos, uma voz fossilizada, vinda do passado, de uma civilização que já não existirá quando nós ouvirmos sua mensagem. O mesmo destino que acontecerá com as nossas mensagens: se forem ouvidas, será muito depois de nós mesmos não existirmos mais.

Schreibe einen Kommentar

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s